O projeto
Este projeto visa realizar um levantamento sobre os tombamentos e registros realizados pelo poder público municipal douradense, a partir da década de 1980. Buscamos projetos de lei, leis e decretos municipais que patrimonializaram determinados bens culturais (materiais e imateriais). Além disso, pretendemos debater o conceito de patrimônio cultural em meio as cidades inteligentes, a história pública e o ensino de História. Além da arte, mobilidade urbana, direito à cidade, memória, identidade e cultura política. Buscamos observar a importância da elaboração de inventários participativos. E ainda, analisar o papel do município e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Dourados, assim como a promover ações de educação patrimonial e museal em meio à divulgação do patrimônio cultural local, através da construção deste website.
Nosso projeto é resultado do custeio de bolsas da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT – através do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul – PICTEC.
O projeto “Patrimônio cultural através de um website: cidade, cultura e história” foi aprovado em dois editais PICTEC/FUNDECT: o N.15/2022 – PICTEC MS e o N. 10/2023 – PICTEC III. O primeiro compreendeu o período de outubro de 2022 a setembro de 2023 e contou com duas bolsistas, a Eduarda Santos Orrigo e a Maria Eduarda Silva. O segundo, compreende o de outubro de 2023 a setembro de 2024 e conta com três bolsistas, Giovanna G. Casanova, Maria Eduarda Silva, Stéfany S. Batagliotti. Todas são alunas da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, em Dourados, Mato Grosso do Sul. O projeto é coordenado pela professora Doutora em História, Márcia Bortoli Uliana, mas também conta com a colaboração de vários outros professores, a exemplo das professoras Mestra Lidiane Cristina Lopes Garcia de Souza e Mestra Sabrina Vieira da Silva Santos. Além disso, o projeto é desenvolvido em parceria com o Quantum LAB – Laboratório de Educação, Popularização e Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação “Vitor Samuel Salomone Bittencourt” –, consolidado em 2018 pela parceria entre a Escola Estadual Floriano Viegas Machado e o curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Cabe mencionar que temos estabelecido outras parcerias significativas e importantes para o desenvolvimento de nossas atividades, a citar: com o Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados (CDR/UFGD), com o Programa de Educação Tutorial – PET – História e com a Cátedra da UNESCO, com o projeto Dias de Museu e ensino de História, com o Conselho Municipal de Política Cultural, com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Dourados, com a Secretaria de Cultura de Dourados, com o Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, História e Educação (GEPEHED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
“O patrimônio cultural em Dourados através de um website (2): cidade, cultura e história”
De onde partimos…
A proposta de pesquisa partiu da problematização acerca do conceito de patrimônio cultural local, mediante debates desenvolvidos nas aulas de História, mas não se restringiram a essa disciplina.
Destacamos que a submissão desta proposta visa dar continuidade a anterior disposta no edital da Chamada FUNDECT n.15/2022 – PICTEC/MS. A proposta vinculava-se a cidades inteligentes e dentre nossos objetivos, a publicização em meios impressos e digitais o desenvolvimento e os resultados de nossa pesquisa de iniciação científica, vislumbrando a construção de um website. A publicização em meios impressos e digitais relaciona-se a uma área crescente dentro do campo historiográfico chamada de história pública.
Cabe destacar que a convergência entre patrimônio cultural, mobilidade urbana, ensino de história, história pública e cidades inteligentes possibilita reativar passados, muitas vezes negligenciados, esquecidos, silenciados diante de disputas, seleções e escolhas. É necessário, ir além daquele que foi instituído como patrimônio cultural local e promover debates envolvendo não apenas a atuação de historiadores, instituições de memória, centros culturais, poder público municipal, iniciativa privada, veículos de comunicação, redes sociais, até aqueles que produzem festas populares, expressões artísticas variadas, entre outros. É fundamental pensar, escrever e fazer história com e junto ao público.
Plano de atividades
- Outubro (2023) -março (2024): Num primeiro momento, atendendo ao objetivo 1 (Promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural e sua relação com o direito à cidade, cultura, memória e história), pontuaremos a pesquisa científica na História e como trabalhamos com a pesquisa científica na educação básica. Buscaremos compreender o método científico nas Ciências Humanas, em especial, na História. Observaremos os campos do patrimônio cultural, da cidade, cultura, memória e história, envolvendo diferentes sujeitos, coletivos e instituições. Neste processo, ao longo de todo o projeto, trabalharemos com o estudo que envolvem práticas de leitura e escrita diversificadas, análise e sistematização de informações, realização de análises de fontes históricas, etc.
- Abril – setembro 2024: Num segundo momento, de acordo com o objetivo 2 (Estimular o debate entre patrimônio cultural e mobilidade urbana envolvendo cidades inteligentes e história pública) abordaremos conceitos que envolvem pesquisa científica e produção de conhecimento escolar entre várias áreas do conhecimento. Nos aproximamos das relações escola-universidade e, neste caso, mencionamos que o Quantum LAB e da proposta de convênio que vem sendo estabelecido entre Secretaria Estadual de Educação (SED) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). E, atendendo aos objetivos 3 e 4 (Observar a importância do patrimônio cultural local destacando a elaboração de inventários participativos; Fomentar o desenvolvimento de atividades de educação patrimonial/museal), trabalharemos com diferentes sujeitos, instituições e coletivos sociais que propunham atividades voltadas aos inventários participativos e a educaçãopatrimonial/museal.
Equipe:
Coordenadora:
Márcia Bortoli Uliana
Bolsistas:
Giovanna G. Casanova, Maria Eduarda Silva, Stéfany S. Batagliotti
Colaboradores:
Carlos B. Gonçalves (CDR/UFGD)
Cecília M. P. do Nascimento (UEMS/QuantumLab/EEFVM)
Lidiane Cristina Lopes Garcia de Souza (EEFVM)
Sabrina Vieira da Silva Santos (EEFVM)
Julio Cezar dos Santos (EEFVM)
Maria A. Lima dos Santos (GEPEH/MS)